Fundação acompanha construção de aterro sanitário de consórcio intermunicipal

Ascom

Bela Vista, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Porto Murtinho e Jardim são alguns dos municípios beneficiados com a obra.

 

Os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema) estão dando andamento às obras do aterro sanitário intermunicipal financiado pela Funasa, por meio da Superintendência Estadual em Mato Grosso do Sul (Suest/MS).

Estão sendo aplicados recursos da Fundação no total de R$ 500.000,00 dos quais já foram pagos R$ 225.000,00, referentes ao Convênio n 848/10. A Superintendência está fiscalizando o andamento das obras e aguarda hoje a regularização dos relatórios de prestação de contas para que a Funasa libere o restante dos recursos. Bonito, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Bela Vista, Porto Murtinho e Jardim são alguns dos municípios beneficiados com a obra.

Segundo o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Waldir Silva, o município de Jardim vai fazer a cedência de equipamentos adquiridos com recursos da Funasa para o aterro sanitário, porém ainda há a necessidade de formalização da documentação de transferência desses materiais.

“Os aterros sanitários construídos em consórcio são mais práticos e rápidos para os municípios, considerando que fica mais fácil a busca pelos recursos e documentações necessárias”, afirma o superintendente em exercício da Suest/MS, Aristides Ortiz, lembrando, ainda, que a função deste espaço é realizar o depósito final dos rejeitos gerados pela atividade humana, não permitindo que o solo fique exposto às contaminações provenientes do lixo, preservando o meio ambiente.