Frente fria deve chegar a MS a partir do dia 21

Depois de começar o mês de julho com 45 milímetros de chuva, contabilizados no dia 1º deste mês, Campo Grande deve permanecer até a semana que vem com predomínio de sol e a umidade relativa do ar em níveis baixos. Pelos modelos da estação meteorológica da Uniderp Anhanguera, mudanças no clima estão previstas somente para o período de 19 a 21 de julho, quando uma frente fria pode trazer chuva de pouco volume (até cinco milímetros) e queda de temperatura na região centro-sul do Estado.

Campo Grande completa hoje nove dias sem chuvas, mesmo assim a situação ainda não configura estiagem, segundo o meteorologista da Anhanguera Uniderp, Natálio Abrahão Filho.

“Se chegar a 11 dias, passa ser considerada estiagem leve e de 21 a 30 dias moderada”, explicou. Só depois disso caracteriza-se estiagem prolongada. Para o meteorologista, o mês de julho “já está se desenhando com oscilação da umidade relativa do ar para baixo, predomínio de sol com poucas nuvens e formação de nevoeiros na região sul”.

Amplitude térmica

De acordo com o laboratório Climatempo, uma massa de ar frio atua sobre Campo Grande nos próximos dias, deixando o tempo aberto na Capital. A umidade relativa do ar pode cair para abaixo de 30% e haverá grande amplitude térmica no período, com variações significativas de temperatura durante o dia. “A temperatura cai bastante rápido, com aquele friozinho durante a noite e a madrugada, mas também aumenta bastante e as tardes ficam quentes”, explicou a meteorologista Fabiana Weykamp. As mínimas podem chegar a 15ºC na Capital.