Forças militares vão executar megaoperação Ágata nas fronteiras no próximo mês

As Forças Armadas, apoiadas por agências federais e estaduais, vão executar uma megaoperação Ágata, no próximo mês, longo de quase 16 mil quilômetros de fronteira. A data exata da mobilização das tropas ainda está sendo mantida em sigilo. A informação foi dada pela presidente Dilma Rousseff, ontem, em seu programa de rádio “Café com a Presidenta”.

O propósito do governo federal é promover o monitoramento das regiões limítrofes especialmente a Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela e Colômbia, no período que antecede a Copa das Confederações, marcada para o mês de junho, no Brasil, trabalhando dentro de objetivos essencialmente “dissuasórios”.

Dilma Roussef destacou que atualmente as Forças Armadas e as polícias Federal e estaduais atuam de forma coordenada para combater os crimes (principalmente o tráfico de drogas) nas fronteiras do País, a partir do lançamento do Plano Estratégico de Fronteiras.

Desde 2011, o Ministério da Defesa, por intermédio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, está mobilizando as suas tropas com missão dupla, exercitando a defesa do País e suas estruturas, exercendo o seu papel preventivo, assim como reprimindo os crimes transfronteiriços, como o contrabando, o tráfico de entorpecentes e os delitos ambientais.