Federal diz que troca de tiros com paraguaios ocorreu no solo de MS

A Superintendência da Polícia Federal confirmou o confronto com militares do Exército do Paraguai, ontem à noite, em Japorã, na fronteira com Salto Del Guairá. No entanto, a troca de tiros, segundo a corporação, ocorreu em solo brasileiro. O conflito ocorreu a 487 quilômetros da Capital. 

Por meio da assessoria de imprensa, o superintendente da PF no Estado, delegado Edgar Paulo Marcon, informou que policiais federais perseguiam a van com carga ilegal em Japorã, quando foram surpreendidos pelos paraguaios na fronteira.

Apesar da troca de tiros, não houve feridos. A Polícia Nacional do Paraguai divulgou que aprendeu coletes a prova de bala da PF, metralhadora, granadas e rádios comunicadores.

De acordo com a PF, uma equipe, junto com delegado e peritos, esteve no local do conflito na manhã de hoje. Eles confirmaram que o confronto ocorreu no lado sul-mato-grossense.

Além disso, o Governo brasileiro já começou as negociações com o Paraguai para recuperar o veículo e o material apreendido pelo Exército e pela Polícia Nacional do Paraguai.

Consulado – O Ministério das Relações Exteriores informou, por meio da assessoria de imprensa, que o conflito está sendo apurado pelo Governo brasileiro. Somente após a conclusão das investigações, é que haverá manifestação oficial do Itamaraty.

O caso já foi comunicado para a Embaixada brasileira em Assunção. Um delegado e um agente da PF em Assunção deve ajudar na negociação para solucionar o conflito.

O Itamaraty informou, ainda, que não acredita na escalada do conflito, porque o Brasil e o Paraguai realizam operações conjuntas de combate ao crime organizado na fronteira. Até os dois Exércitos realizam ações conjuntas para combater o narcotráfico e organizações criminosas.