Facebook lança Slingshot, aplicativo para concorrer com o Snapchat

O Facebook lançou definitivamente, ontem (17), o aplicativo de mensagens efêmeras Slingshot, que vai ser concorrente do Snapchat no mercado.

A ferramenta, que foi acidentalmente liberada para download por um curto período de tempo na semana passada –e retirada logo em seguida–, já está disponível nas lojas virtuais da Apple e do Android nos Estados Unidos, e deve chegar a outros países nos próximos dias.

A principal novidade do aplicativo em relação aos concorrentes é que, para visualizar a foto enviada por um amigo, o usuário será obrigado a enviar uma imagem sua também. Só assim as mensagens não lidas serão desbloqueadas.

“É uma maneira de dizer: ‘Vocês são meus amigos. Eu quero saber o que vocês estão fazendo'”, disse Joey Flynn, designer do produto, em entrevista ao “The New York Times”.

Fora isso, o princípio é semelhante ao dos apps rivais: os arquivos se autodestroem após serem visualizados uma única vez, e não podem mais ser acessados pelo destinatário.

Segundo Flynn, não será necessário possuir uma conta no Facebook para utilizar o aplicativo. Os usuários adicionarão contatos diretamente pelo número do celular.

Em novembro de 2013, o Facebook tentou comprar o Snapchat em um negócio de US$ 3 bilhões, mas a empresa recusou a oferta. A companhia de Mark Zuckerberg já havia lançado um aplicativo de mensagens efêmeras, o Poke, que não deu certo e foi retirado do ar no começo de maio.