Estado terá outra indústria de celulose que será instalada em Ribas do Rio Pardo

Principal convidado da abertura do 46º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, o governador André Puccinelli (PMDB) apresentou nesta terça-feira (8) em São Paulo (SP) um panorama que comprova o Estado como o atualmente mais atrativo para investimento de indústrias do setor, e disse existir a garantia de instalação de mais uma unidade industrial de celulose, que terá a planta construída a partir de junho do ano que vem em Ribas do Rio Pardo.

 

Sem detalhar o novo empreendimento, Puccinelli revelou em conversa com jornalistas do Brasil e do exterior que o projeto é para uma fábrica que produzirá em torno de dois milhões de toneladas de celulose, e que deverá ter recursos de R$ 7 bilhões a R$ 8 bilhões.

 

“Temos duas grandes indústrias em Três Lagoas [Fibria e Eldorado], e a Arauco, do Chile, pode também vir, se a Advocacia-Geral da União aprovar a questão da quantidade de terras que pode ser adquirida por empresa estrangeira. E essa, então [anunciada], seria a nossa quarta fábrica”, afirmour. “E também existe a negociação de uma empresa com o governo do Estado para implantar uma fábrica de MDF [tipo de madeira] na região de Três Lagoas”, completou.

 

Plantio e logística

 

Em seis anos – de 2006 para 2012 – o plantio de florestas em Mato Grosso do Sul saltou de 160 mil hectares para 597 mil hectares, número que o Governo Estadual quer fazer aumentar ainda mais. “Mais 100 mil hectares em 2013 e outros 100 mil em 2014, sendo que o teto para o nível industrial que pretendemos é de dois milhões de hectares”, explicou André.

 

As hidrovias Paraguai e Paraná, o avanço da rota interoceânica e os projetos de novas ferrovias – Norte Sul e Ferroeste – trazem, conforme o governador de Mato Grosso do Sul, expectativas de melhorias significativas para o transporte da produção. Puccinelli acredita que em cinco anos as ferrovias já serão uma realidade. “Teremos ferrovias para tudo quanto é lado, e elas serão suficientes para enviar nossa produção.”

 

 

 

 

 

 

  Fonte: Gabriel Kabad