Em julho, novas eleições devem ser realizadas em outros cinco municípios de MS

Depois de a população de Bonito e Sidrolândia ir novamente às urnas, novas eleições também deverão ser realizadas em outros cinco municípios de Mato Grosso do Sul. É o caso de Jardim, Caracol, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna e de Figueirão. Até agora, em 11 das 79 cidades do Estado o pleito de outubro foi anulado por irregularidades na campanha. Em quatro casos, o segundo colocado na disputa assumiu como prefeito.

Em Caracol, Bela Vista e Figueirão, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) marcou para sete de julho a nova eleição. Em Jardim e Guia Lopes, o pleito ainda não tem data definida. O dia sairá por meio de resolução, que também definirá prazos e instruções da eleição. O TRE, no entanto, já adiantou vetar a participação dos candidatos cassados.

Em Miranda, a prefeita Juliana Pereira Almeida (PT) e seu vice, Sidnei Barbosa de Araújo (PSC), tiveram os mandatos cassados em primeira instância e o TRE ainda não agendou a data do julgamento do recurso. Se o pleno manter a decisão, a segunda colocada, Marlene Bossay (PMDB), assume a prefeitura porque nenhum dos candidatos somou 50% dos votos mais um. Neste caso, a legislação eleitoral não prevê a convocação de novo pleito.

O mesmo ocorreu em outros três municípios do Estado. Em Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB) usou o site da prefeitura para fazer campanha e perdeu o mandato por uso da máquina pública na corrida por votos. Por isso, Zé Trindade (PDT), segundo colocado, virou prefeito. Em Paranaíba, Zé Braquiara (PDT) ficou sem o mandato pelo mesmo motivo e Diogo Tita (PPS), assumiu, na semana passada, o comando da administração municipal.

Em Porto Murtinho, Rosangela Silva Baptista (PMDB) perdeu o mandato por compra de votos e uso da máquina na campanha e Heitor Miranda (PT), também segundo colocado na corrida por votos, virou prefeito. Em Aquidauana e Murtinho, os processos já passaram por todas as instâncias judiciais e as decisões não têm mais volta. Em Paranaíba, falta a manifestação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Jardim, Caracol, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Figueirão e Miranda, os prefeitos eleitos também têm direito de recurso. Getúlio Furtado Barbosa (PMDB), de Figueirão, e Jácomo Dagostin, de Guia Lopes, ingressaram com recurso no TSE. Os prefeitos de Jardim, Bela Vista e Caracol, respectivamente, Marcelo Henrique de Melo (PDT), Abrão Zacarias (PMDB) e Manoel dos Santos Viais (PT), aguardam publicação da sentença do TRE no Diário de Justiça para também recorrer ao TSE.

Entre o fim dos processos de recurso, realização de novo pleito e posse dos eleitos, os presidentes das Câmaras Municipais ficarão no comando das prefeituras. Em Miranda e Jardim, os prefeitos seguem nos cargos por força de liminar.