Em clima tenso, Bernal enfrenta baixas em seu primeiro escalão

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), volta a enfrentar crise no primeiro escalão com intrigas e desentendimentos. O secretário de Planejamento, Finanças e Controle, Wanderley Ben Hur da Silva e o superintendente da Comunicação Social, Djalma Machado Jardim Neto, teriam colocados ontem a carta com pedido de demissão na mesa do prefeito.

O clima, segundo fonte muito próxima a Bernal, é tenso. O prefeito já estuda promover reforma em todo o secretariado. Isto não significa a demissão de todos. Mas a disposição é ajustar a equipe para enfrentar os problemas políticos e administrativos.

E não seria a primeira vez que Ben Hur pede para sair. O secretário é alvo da CPI do Calote e de ataques da oposição na Câmara Municipal. Ben Hur corre o sério risco de responder por crime de responsabilidade perante o Legislativo por sonegação de informações aos vereadores. 

Como o prefeito não perde a chance de atacar a Câmara e os integrantes da CPI, o problema acaba respingando no secretário Ben Hur. Ele pode ser, por exemplo, responsabilizado também se o Tribunal de Contas do Estado entender que houve remanejamento e não suplementação de mais de R$ 50 milhões de uma secretaria para outra sem autorização legislativa. Ele assinou os atos juntamente com o prefeito.

Alguns secretários não estão, também, suportando a pressão do prefeito. Ele não mede palavras para ofender qualquer integrante da equipe numa reunião.