Em Bela Vista lavoreiro diz ser vítima de perseguição e calunias

O agricultor Urival de Oliveira Cornachini (48) que trabalha no município à 12 anos disse estar sendo vitima de perseguição. Na época foi feita uma assembleia entre os associados e por unanimidade aprovaram uma parceria entre Urival e os assentados, determinando que se plantasse na várzea onde já havia o cultivo de arroz. Então Urival montou uma estrutura para o cultivo da lavoura mediante toda documentação perante os órgãos competentes. 

Urival se diz prejudicado com as reportagens vinculadas em meios de comunicações de grande circulação e audiência no estado. O agricultor diz que nunca foi procurado para falar sobre o casa, não obteve direito em se defender , pois está sendo acusado em diversas acusações, segundo ele infundadas.

Segundo o agricultor o prejuízo e imenso, pois pelos danos sofridos, fatos que o impedem de cultivar deixando de produzir. 

Acusado de que na sua propriedade foi construída uma pista de pouso clandestina em reserva ambiental, e a suposta pista estaria sendo usada para o narcotráfico internacional de drogas e contrabando de mercadorias do Paraguai.

Urival afirmou que a necessidade de pulverizar e adubar a lavoura foi necessário a utilização de uma antiga estrada da antiga fazenda onde foi adaptada para que aviões agrícolas pudessem decolar e pousar com insumos agrícolas para pulverizar a lavoura.

Segundo Urival os aviões que utilizava a suposta pista dispensa licenciamento da ANAC, por ser para uso exclusivo agrícolas.

Na propriedade a produção colhida em uma única safra 1.200 toneladas de arroz irrigado trazendo desenvolvimento e renda e gerando dezenas de empregos para o município. 

Os moradores do assentamento saíram em defesa de Urival, como Isabel Duarte, Elvira Adorno, Ercílio Valério Assunção, Alice Melo e dezenas de moradores do assentamento unânimes em defender a permanência de Urival no assentamento.

De acordo com Joel Nicanor da Cunha vizinho da lavoura, relatou que desde que a lavoura foi implantada nunca viu um avião que não fosse agrícola operando próximo à sua residência. 

Foi vinculada em grande parte da imprensa estadual que há uma grande mobilização entre o INCRA, PF, e o Exército Brasileiro para a implosão da pista, os moradores estão apreensivos e horrorizados com os boatos pois todos são conhecedores que não há operação de aeronaves e alguns vizinhos temem que a possível explosão venha causar danos estruturais as suas residências. (Com informações de Elizeu)