Ele era engenheiro e hoje "empresta" acessórios para atrizes da novela das nove

Engenheiro de formação, ele começou a carreira como treinee da Ambev. Saiu como diretor de revenda. Durante o tempo em que trabalhou na companhia – quarta maior cervejaria do mundo, resolveu investir em franquias. Teve pelo menos 10 lojas voltadas ao público feminino. Passaram-se alguns anos e ele decidiu montar, com a irmã, a própria empresa. Hoje, vende franquias.

Aos 33 anos, o empresário Rodrigo Stocco, dono da My Gloss, marca de acessórios femininos, comemora o sucesso na carreira e vê, todos os dias, na TV, em horário nobre, o resultado do trabalho que começou a pouco mais de 2 anos. “Estamos com uma projeção muito forte na mídia”, disse, ementrevista ao Lado B.

Parte do elenco escalado para novela das nove, “Salve Jorge”, da Rede Globo, usa os acessórios vendidos pela marca, que está espalhada por todo o Brasil, inclusive em Campo Grande.

Na pele da delegada Helô, Giovana Antonelli, se tornou uma das principais “garotas propagandas”. Em várias cenas apareceu com bolsas, brincos e colares e os braceletes dourados que trazem a oração de São Jorge. A maioria dos acessórios, indispensáveis na composição da personagem, uma mulher de personalidade forte, são da My Gloss.

Mas não é só ela que se tornou “propagandista”. Dona Leonor (Nicette Bruno), Irina (Vera Fisher), Waleska (Laryssa Dias) e outras “traficadas”, incluindo Jéssica (Karolina Dieckmann), já apareceram produzidas com os acessórios.Logo que as cenas foram para o ar, a empresa, que sempre focou seu marketing na internet, tratou de anunciar a “novidade” aos seus seguidores no blog e nas redes sociais. Nas lojas de todo o Brasil, a procura das clientes que “descobriram” de onde vêm as peças aumenta a cada dia.

A novela, a mídia de forma geral, populariza tendências, mas o empreendedor precisa saber trabalhar, afirmou o empresário. Para quem depende da rede, o cuidado para não “cansar” e irritar os clientes com o que ele chama de “quero te vender”, deve ser ainda maior.

O início – A franquia de acessórios idealizada por Rodrigo Stocco “nasceu” na internet, mas, no início, não surgiu com a proposta de vender, pelo contrário. “A My Gloss era, na verdade, um blog de moda”, relembrou, ao dizer que a página funcionava como um “personal stylist virtual”.

“Começamos com a prestação de serviço. Isso virou um boca-boca, claro, um viral, mas o início as pessoas se surpreendiam. Falavam: ‘poxa, se eu quiser saber como vou à festa de formatura vai vir sugestão instantânea para mim no site”, exemplificou.Quem mantinha o blog era a irmã, Kátia, estilista e designer que, à época, estava lançando a própria marca. “Vi ela fazendo aquelas bolsas para vender e falei: ‘Isso vai virar franquia’. Já tinha um conhecimento nessa área, passei a estudar e daí surgiu a My Gloss”, contou.

Depois do projeto, a primeira loja foi inaugurada um ano depois. Como o blog já havia se popularizado, atrair clientes não a tarefa mais difícil. Havia certa expectativa do público que acompanhava o trabalho da blogueira, mas ainda não sabia o que seria vendido na loja.

“Quando a gente abriu a primeira tinha em torno de 60 mil fãs no blog. Houve duas inaugurações simultânea, aqui, em Campo Grande, e no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Foi coisa de fila na porta. O povo já conhecia, mas tinha uma expectativa muito grande em saber o que era a My Gloss”.

Ainda na fase de pré-inauguração, Rodrigo e a Irmã resolveram apostar na força do Facebook. Enquanto marca, acabaram crescendo com o “boom” da rede no Brasil. Hoje, a My Gloss tem 1,3 milhões de seguidores e é considerada a maior página de moda do país.

Atualmente a marca de acessórios está presente em Campo Grande, São Paulo, Belém, Aracajú, Fortaleza e Recife. São 13 no total, mas até o final do ano, a previsão é que seja inaugurada mais 13. A próxima será em Brasília.