DOURADOS: Acadêmicos lançam projeto para capacitar alunos do ensino médio

Grupo denominado “Juntos”, formado por acadêmicos e professores de Dourados que lutam por melhores condições na educação pública, desenvolve o projeto “Emancipa”, que tem como objetivo fornecer preparação gratuita para alunos de escolas públicas da região inscritos no vestibular da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), bem como no de outras instituições do ensino superior.

Segundo o estudante universitário Tatus Park, um dos envolvidos no desenvolvimento do projeto, o Emancipa foi idealizado com o intuito de “emancipar” a educação em todos os aspectos presentes no cotidiano estudantil, fugindo da lógica tradicional de ensino.

“Nós, estudantes e docentes, vinhamos conversando sobre a vontade de montarmos um coletivo de juventude em Dourados, que trabalhasse na linha de formação social-política. Queremos colocar os adolescentes para fazerem discussões, promoverem ações com a finalidade de movimentar a juventude, construindo assim a sociedade de uma forma diferente e mais igualitária, disse.

A primeira aula será realizada na sede das Faculdades de Direito (Fadir) da UFGD, mas segundo Tatus, as demais devem acontecer dentro dos bairros, aproximando ainda mais o projeto da comunidade. A inauguração será dia 19 de outubro, com a exibição e debate do filme “Terra Vermelha”, obra que retrata a realidade indígena da região.

“Nessa primeira etapa vamos focar nos alunos que vão fazer o vestibular. A partir do ano que vem daremos um direcionamento mais amplo. O cursinho trará informações que vão complementar de forma crítica a formação secundária dos estudantes, bem como motivá-los a lutar por um ensino público melhor, além de um acesso mais democrático a universidade”, destacou.

O Emancipa é gratuito e oferece 60 vagas; as inscrições estão disponíveis neste link. Outras informações podem ser obtidas com Tatus ou Amanda, através dos telefones: (67) 9915-8408 ou (67) 9943-7093.