Dique será entregue em Porto Murtinho

Será inaugurada nesta quarta-feira (19) a obra de proteção e recuperação do dique de contenção de enchentes na cidade de Porto Murtinho. A solenidade acontece na Rua Pedro Celestino, em frente a Prefeitura, às 9h.

A obra que contou com a reforma do dique e com intervenções que visam minimizar o desgaste sofrido pelas inundações do rio Paraguai recebeu R$ 7,6 milhões de investimentos.

O montante foi aplicado em duas etapas que totalizaram a construção de 1.482 metros lineares de muro, 4.446 metros quadrados de piso (lajota sextavada) e colocação de 13 mil metros quadrados de grama esmeralda.

O dique tem 9,7 quilômetros de extensão e circunda todo o perímetro urbano. Quando aumenta o nível do rio Paraguai, a água pluvial é escoada por meio de um sistema de bombeamento.

Porto Murtinho, localizada a margem do Rio Paraguai, entrou para o site dos Recordes Guinness Brasil como única cidade brasileira a ter um dique de contenção de enchentes. Inaugurado em 1985, a obra construída para proteger a cidade de inundações do Rio Paraguai nunca havia recebido grandes intervenções físicas (a não ser pequenos reparos), até que em 2008 o governo do Estado autorizou o início das obras proteção e recuperação do dique.