Desafio aceito: após sucesso, feirante de Campo Grande recria icônico ‘pastel de capivara’

Depois de muita tentativa, Viviane conseguiu reproduzir o pastel de capivara que é a cara de Campo Grande

Depois que uma família de Curitiba (PR) viralizou na Internet por criar pastéis e coxinhas em formato de capivara, a inovação se espalhou pelo país e conquistou vários elogios. Na época, o Midiamax fez o seguinte questionamento: imagina se a moda pega em Campo Grande?Pois é, e pegou! Uma feirante daqui topou o desafio e recriou o icônico pastel de capivara para homenagear o mascote oficial da Cidade Morena.

Viviane Fernandes de Aquino tem 58 anos e começou a trabalhar como feirante por acaso. Cabeleireira a mais de três décadas, ela descobriu a paixão por preparar e vender salgados há seis anos, quando ajudou a nora em um evento. Ela disse ao jornal Midiamax que a maior inspiração pra ela apostar nos pastéis de capivara — e assim aumentar a venda — é o marido Adonias, que sofreu um derrame e está acamado há 28 anos.

“Não posso ficar sem ganho. Comecei a fazer a massa e vender pastel nas praças de Campo grande e, mesmo com a pandemia, foi o que me sustentou”, disse.

Depois que viu o pastel de capivara viralizando na Internet, ela teve a ideia de fazer a massa especial também, só que dessa vez diretamente de Campo Grande, cidade conhecida por ser lar de várias famílias de capivaras.

Essa foi a primeira tentativa da feirante, na última sexta-feira (3). Ela recheou o pastel com frango e tentou fazer o molde. Mas claro, como tudo na primeira vez, o formato não ficou idêntico ao do animal.

Primeira tentativa de pastel de capivara (Foto: Arquivo Pessoal)

“Estou fazendo desenho no papel e passando na massa e aí frito para ver como fica. Essa [primeira tentativa] eu recheei com sabor frango. Bom, o recheio é ótimo, mas a capivara ainda não está perfeita. Parece tudo menos capivara”, brinca.

Ao longo da semana, o Midiamax acompanhou a trajetória de Viviane até ela atingir o resultado desejado, que veio depois de muito esforço, teste e dedicação. Desafio aceito é desafio cumprido! E foi assim que a feirante recriou o pastel de capivara, agora com selo 100% campo-grandense.

Pastel de capivara campo-grandense (Foto: Arquivo Pessoal)

Viviane recria pastel de capivara em Campo Grande (Foto: Arquivo Pessoal)

Interessados em experimentar o pastel de capivara podem encontrar a opção na Feira do Ipê Amarelo, que será realizada no sábado (11), na Praça Thomas José Coelho de Almeida. O nome da barraca é “Vivi Pastel”.

Fonte: midiamax