Contra o Newell's, Galo tem pela frente jogo mais importante de sua história

Em Belo Horizonte, no Independência, às 21h50m (de Brasília), começará a partida mais importante da história do Atlético-MG em 105 anos de sua fundação. Não existe nada de absurdo na afirmação, já que o time luta para decidir sua primeira Libertadores da América. 
 
Dentro de poucas horas, o Galo entra em campo com uma missão difícil, mas não impossível. Precisa vencer o Newell’s Old Boys por três gols de diferença para conquistar a classificação. Isso porque, no jogo de ida, em Rosário, o Galo acabou derrotado por 2 a 0. 
 
Caso o time Alvinegro vença pelo mesmo placar, a vaga será decidida nos pênaltis. Mesmo com o cenário adverso, os torcedores vão lotar o Independência para empurrar o time. Se contra o Tijuana a tática foi usar a máscara da morte, contra os argentinos um verdadeiro apitaço está sendo organizado. O pensamento no jogo é tão fixo, que até algazarra na porta do hotel dos rivais os atleticanos fizeram.
 
No clube, apesar da árdua tarefa, o discurso geral é de otimismo, que vem da lembrança do início avassalador do time na competição continental. Na primeira fase foram 15 pontos conquistados em 18 possíveis, e nas oitavas de final, duas vitórias sobre o São Paulo, sendo a segunda com um sonoro 4 a 1. 
 
Por tudo isso, os jogadores mais badalados com Diego Tardelli, Jô, Bernard e Ronaldinho garantem que o sonho está mais vivo do que nunca.
 
Outro ponto que não é esquecido, tanto por torcedores, quanto por jogadores e comissão técnica, é a mística favorável do estádio do Horto. 
 
Desde que foi reinaugurado, no dia 25 de abril de 2012, o Galo não sabe o que é perder. De lá para cá foram 37 jogos, que se somados aos confrontos em Sete Lagoas e no Mineirão chegam a 53 confrontos de invencibilidade como mandante.
 
Em campo, Cuca poderá contar com a volta do zagueiro Leonardo Silva e do volante Leandro Donizete, ambos recuperados de lesão e que não atuaram na partida de ida. De desfalque, apenas o zagueiro Réver, ainda suspenso pela expulsão contra o Tijuana. 
 
Mas nem a recomposição de parte do sistema defensivo cria tanta expectativa quanto a efetividade do quarteto ofensivo, composto por Ronaldinho, Tardelli, Bernard e Jô. o centroavante, inclusive, afirmou que é preciso que estes jogadores chamem a responsabilidade.
 
Já o Newell’s garante o mesmo foco que o rival. Apesar de tentar sua terceira decisão de Libertadores, o título é inédito e a cabeça está neste jogo desde antes da Copa das Confederações. Pelo menos foi o que o técnico Tata Martino garantiu. 
 
O treinador preparou uma logística de guerra para a partida e decidiu fazer a viagem ao Brasil o mais tarde possível, chegando apenas na noite dessa terça. Os jogadores, inclusive, sequer realizaram o treino de reconhecimento no Independência, para evitar exposição excessiva na capital mineira.
 
Ignacio Scocco, uma das peças mais importantes da equipe, revelou que o Newell’s precisa repetir o que fez na semana passada ou apresentar algo melhor. 
 
Qualquer coisa inferior, segundo ele, pode dar a classificação ao Galo. Com este pensamento e com apenas um desfalque, o volante Pablo Pérez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, os Lepresos tentam acabar com o sonho atleticano.
 
Atlético-MG: Réver terá que cumprir o último jogo de suspensão por ter sido expulso contra o Tijuana, no jogo em que Victor garantiu a classificação defendendo um pênalti aos 47 minutos do segundo tempo. O zagueiro Leonardo Silva e o volante Leandro Donizete, ambos recuperados de lesão, voltam ao time. 
 
Desta forma, o Galo entra em campo com Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Bernard; Jô.
 
Newell’s Old Boys: o técnico Tata Martino só terá que promover uma alteração na equipe considerada titular. Como o volante Pablo Pérez recebeu o terceiro cartão amarelo na primeira partida, ele terá que cumprir suspensão. Sendo assim, Cruzado entra. 
 
No mais, o time é o mesmo, com Guzmán; Cáceres, Vergini, Heinze e Casco; Cruzado, Mateo e Bernardi; Figueroa, Scocco e Maxi Rodríguez.