Confira atuação dos vereadores na segunda sessão de 2013

A segunda sessão da Câmara de Vereadores de Maracaju já foi bastante movimentada em pedidos e requerimentos. O presidente e a mesa diretora inverteram a ordem dos trabalhos, colocando em votação as indicações primeiro que os pronunciamentos dos edis. Os temas abordados na sessão foram da mudança de filosofia e postura na casa legislativa de parceria, em tudo que for bom para Maracaju, passando pelo início de embates sadios e democráticos respeitando a opinião de cada um.

As indicações elaboradas pelos treze vereadores foram aprovadas por unanimidade. Os edis abrangeram as zonas urbana e rural, com solicitação de reparação das estradas vicinais e das pontes que dão acesso ao povoado de Vista Alegre, asfaltamento, cascalhamento de ruas, ampliação de rede de água e ambulância para Assentamento Santa Guilhermina, entre outros.

A discussão mais acalorada ficou por conta do pedido do vereador Bruno Barros que fez pedido de prestação de contas da Aunimar – Transporte Universitário. O assunto gerou polemica que levou ao legislativo proprietário da empresa que presta os serviços assim como presidente da entidade. Confira o resumo do trabalho de cada vereador:

 

 

 

Vereador Bruno Barros – PMDB

O vereador Bruno Barros, ocupou a Tribuna da câmara para pedir informação do transporte universitário. O vereador solicitou planilha de custos, prestação de contas e outras informações. As justificativas são as reclamações chegadas até o gabinete do parlamentar. Segundo o vereador universitários estão insatisfeitos com a qualidade do transporte, altos valores das mensalidades.

 

Vereador Èdio Antônio – PSDB

Parlamentar pede informações e quer agilidade para liberação das verbas de emendas orçamentárias. O pedido feito pelo presidente da Casa vereador Èdio Resende cobra as informações: – quais os valores liberados? – quais as emendas parlamentares que foram liberadas? quem são os autores? – o que falta de recurso para serem concluídas todas as obras em andamento? – quais valores faltam para serem liberados? – o que falta para a liberação dessas emendas e concluírem as obras?  “Faço este requerimento, porque cada um dos senhores vereadores tem o seu deputado, para que possamos fazer um trabalho de ajuda ao poder executivo,” disse.

 

Vereador Laudo Sorrilha – PDT

 

  O vereador Laudo Sorrilha (PDT) enviou requerimentos ao Executivo solicitando melhorias em diversos locais da cidade. Para a Rua Washington Luis, no bairro Alto Maracaju, o vereador quer a construção de meio fio e de uma boca-de-lobo na altura do asfalto construído. A falta desses dois dispositivos está preocupando os moradores que temem por conta da chuva, voltar a se formar crateras no local. “O asfalto foi feito recente é dinheiro público aplicado precisamos ter cuidado para que ter que dai mais alguns dias estar refazendo o serviços,” declarou

 

Vereador Nego da Acamar – PP

Na sessão ordinária o vereador Nego da Acamar fez duas indicações no pequeno expediente. A primeira indicação foi um alerta para o executivo municipal agir com maior rapidez e eficiência na limpeza do município, pois se tem notado que em nossa região as suspeitas de novos casos vêm aumentando de forma elevada. Tendo esse fato em vista, o vereador foi procurado por alguns comerciantes e empresários de Maracaju que se dispuseram a ajudar na limpeza para combater a dengue, disponibilizando caminhões, pá carregadeiras, entre outros maquinários. “Quando se fala em saúde, não podemos dar moleza. Fui procurado por alguns empresários que estão dispostos ajudar na limpeza da cidade, para evitar que o quadro da dengue em nosso município se agrave. E eu faço o compromisso de disponibilizar meus caminhões e maquinários para colaborar no mutirão da limpeza.” Disse o vereador. 

 

 

Vereador Thiago Caminha – PSDB

Pensando em uma melhor acomodação com mais espaço e conforto para as crianças, o vereador Thiago Caminha (PSDB), solicitou durante a sessão da Câmara Legislativa desta quarta feira (27), ao Deputado Federal Reinaldo Azambuja alocação de recursos através de emenda parlamentar para a construção de 3 novas salas de aula no CIEI São Benedito no bairro Cambaraí. 

De acordo com o vereador, a demanda por vagas nas creches cresceu gradativamente por causa da expansão e o aumento dos loteamentos nas proximidades do bairro Cambaraí, “hoje temos somente neste CIEI um déficit de 72 vagas, fato que seria minimizado com a construção de pelo menos duas salas de aula com banheiros adaptados para crianças até 5 anos de idade”, explicou Thiago Caminha. 

 

 

Vereador Nego do Povo – PP

Para o secretario de obras Hélio Peluffo, o vereador fez pedido que seja viabilizados recursos para reforma da Igrejinha. Em outro requerimento o vereador pediu cascalhamento e patrolamento das ruas do conjunto Geazone Olegario.   

 

Vereador Ilson Portela (Catito) – PMDB

Reforçando requerimento do colega Hélio Albarello o vereador pediuao prefeito Maurílio Azambuja, ambulância para o Assentamento Santa Guilhermina. Em outro pedido Catito pediu a secretaria de obras, verificação de uma drenagem na Rua “E” bairro Cambarai, com a Avenida Pereira do Lago. 

Para a Rotatória da Rua José Pereira da Rosa o vereador pediu a instalação de um sinaleiro. Escolas na região e o trafego de veículos foram as justificativas.

 

Vereador Hélio Albarello (PMDB)

 

Através de requerimento verbal a secretaria de obras com cópia ao prefeito municipal Maurílio Azambuja que crie um novo projeto para rotatória da chegada a cidade de Rio Brilhante, Jardim e Dourados. Em outro pedido o vereador pediu a Sanesul ampliação da rede de água e esgoto do Assentamento Santa Guilhermina.

Para o deputado estadual Marquinhos Trad o vereador encaminhou pedido de recursos para uma quadra coberta e uma ambulância. 

 

Vereador Beto Schwinn (PT)

 

O vereadores Beto Schwinn (PT) solicitou em seu requerimento a instalação de ponto de ônibus no distrito de Vista Alegre e  um no entrocamento em frente a Cooperativa Lar. Beto Schwinn pediu ao secretário de obras Hélio Peluffo e ao procurador juridico Pedro Pessato que regularize os lotes do distrito de Vista Alegre.

 

Vereador Nenê da Vista Alegre (PDT)

 

Os pedidos do vereador Nenê da Vista Alegre foram encaminhados ao prefeito Maurílio Azambuja. O parlamentar quer informações do projeto de drenagem e pavimentação asfáltica do distrito. Em outro pedido pediu alteração no Regimento Interno da Casa alterando o prazo para 24 horas para se encaminhar requerimentos.

 

Vereador Sebastião Arguelho (PSL)

 

Através de requerimento para Gemutram o vereador Sebastião Arguelho pediu retiradas de lombadas eletrônicas na Rua Marechal Deodoro com a Santa Maria. Substituir por sinal e levar as lombadas para Rua Joaquim Murtinho nas proximidades do Hotel Bom dia. 

O vereador lembrou do número de veículos que trafegam no local, alta velocidade e o crescimento da região, precisam e faz sentido a mudança.

 

Vereador Robert Ziemann (PDT)

O vereador Robert Ziemann, fez vários pedidos na sessão ordinária de 27-02. Ao deputado estadual Paulo Correa fez pedido para aquisição de kits esportivos junto a Fundesporte. Ao prefeito e secretários solicitou a agenda de compromisso diário para que a campanha possa acompanhar. A secretaria de desenvolvimento a cedência de um funcionário para a Casa do Artesão.

 

Vereador João Gomes Rocha (PDT)

 Agora é oficial. Foi anunciado na Câmara Municipal de Maracaju que o vereador Joãozinho Rocha é o líder da bancada do PDT. Joãozinho agradeceu a indicação da direção do Partido e o apoio consensual dos colegas de bancada. Ele afirmou que fará um trabalho voltado para a defesa dos interesses da população. “Como líder da bancada buscarei sempre o diálogo e o entendimento, colocando os interesses do povo de Maracaju acima que quaisquer outros” disse.