Com salários atrasados, auxiliares de enfermagem do HU de Dourados cruzam os braços

Parte da equipe de auxiliares de enfermagem do Hospital Universitário (HU) de Dourados cruzou os braços na tarde desta quarta-feira. O motivo seria o atraso do salário, que deveria ser pago no quinto dia útil. “Só avisaram a gente que o salário iria atrasar e que não há previsão de pagamento”, disse uma auxiliar de enfermagem que preferiu não revelar o nome. A direção do HU diz que o pagamento deverá ser feito na sexta-feira, dia 12.

 

O atraso do pagamento não se restringe apenas à equipe de enfermagem. Todos os profissionais contratados pelo HU – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros – também estão sem receber. No entanto, somente os auxiliares em enfermagem, categoria com menor salário, decidiu protestar. Atualmente, são 285 servidores contratados pela Fundação Municipal de Saúde e cedidos ao HU/UFGD, incluindo funcionários da assistência e também da área administrativa.

 

Segundo a funcionária, o atraso do pagamento ocorre com frequência, sendo essa a primeira vez que “a conversa nos corredores do hospital dá conta de que o pagamento atrasaria por bastante tempo”.

 

Ainda de acordo com ela, há controversas quando a categoria busca por informação. “A direção de enfermagem, por exemplo, nos informou que o dinheiro já estaria na conta do hospital, faltando apenas a assinatura do secretário de saúde municipal de Dourados para ser liberado”, disse ela. O pagamento dos servidores é feito após a prefeitura repassar o dinheiro para o HU.

 

Revoltados com a situação, os auxiliares de enfermagem se reuniram na sede do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsemd). Eles chegaram a cobrar explicação da Secretaria de Saúde sobre a assinatura, mas não foram atendidos.

 

Por decidir cruzar os braços, ainda de acordo com a funcionária, a categoria foi coagida pelos superiores a voltar ao trabalho, caso o contrário seriam demitidos.

 

Outro lado

 

A direção do HU confirmou por meio de nota que a transferência do pagamento referente ao mês de março dos servidores vinculados à Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar depende apenas da assinatura do Secretário Municipal de Saúde, Sebastião Nogueira, que é também o diretor-presidente da Fundação.

 

Ainda de acordo com a direção de Administração e Planejamento, a Prefeitura de Dourados fez o repasse dos recursos da contratualização referente ao mês de fevereiro com 30 dias de atraso e já está disponível na conta da Fundação Municipal de Saúde. Porém, a transferência do pagamento na conta corrente dos servidores depende da autorização do secretário de Saúde, que está viajando. A previsão é que isto seja feito nesta quinta-feira (09), possibilitando então a transferência e o crédito na conta dos servidores na sexta-feira (10).

 

Já a assessoria da prefeitura de Dourados confirmou que, o repasse referente a fevereiro teve atraso, porém o repasse para o mês de março, a ser pago em abril, já está na conta do HU há 8 dias, ou seja, desde o dia 2 de abril, e somente hoje, quando o secretário de saúde não está na cidade, a Secretaria de Saúde recebeu o documento para coletar a assinatura dele. Ainda de acordo com a assessoria, se o pedido tivesse feito antes, o atraso de salário não teria acontecido.