Chegou a hora! Brasileiro Feminino Série A1 começa neste sábado; confira o guia das equipes

Vai começar! O Brasileiro feminino Série A1 começa neste sábado com uma edição que promete ser uma das melhores de sua história. Com nomes conhecidos como Cristiane, Andressinha, Byanca Brasil e Glaucia, a competição tem tudo para corresponder às expectativas de nível elevado. Muitas atletas optaram até mesmo por não seguirem para o exterior e permanecerem no país pela valorização da disputa. O torneio chega em sua oitava edição com 16 participantes. Corinthians, Santos, Flamengo, Vitória-BA, Ponte Preta, Ferroviária, São José, Avaí/Kindermann, Iranduba, Audax, Minas ICESP-DF e Inter seguem na primeira divisão, enquanto São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio subiram no ano passado da Série A-2.

Atual campeã, a Ferroviária vai em busca do seu terceiro título do campeonato – ganhou em 2014 e 2019. Centro Olímpico (2013), Rio Preto (2015), Flamengo (2016), Santos (2017) e Corinthians (2018) são os outros campeões. O sistema de disputa tem todas as equipes na mesma chave. Os oito melhores colocados se classificam à segunda fase, quando serão disputadas em formato de mata-mata, iniciando pela quartas de final.

 — Foto: infoesporte

Sob o comando de Tatiele Silveira, a Ferroviária começa o Brasileiro feminino Série A1 defendendo seu título de 2019 – é a única que possui dois troféus da disputa, o outro tendo sido assegurado em 2014. Para isso, a atual líder do ranking feminino da CBF garantiu a permanência de sua estrela Aline Milene e ainda assegurou a chegada de Chú, que estava na China e tem sido presença nas convocações de Pia Sundhage na Seleção. Destaque ainda para a goleira Luciana, decisiva na conquista do ano passado. Veio também Patrícia Sochor, ex-Santos. Outros nomes: a atacante Elisa, a meia Sâmia, a lateral esquerda Bruna Natiele e a volante Amanda Brunner. Saíram Nathane, titular, e outras sete jogadoras: Gabi Lopes (meia), Gabi Arcanjo (lateral-direita), Isabela (lateral direita), Kamilla (atacante), Nathane (atacante), Vitória (meia), Sabrina (lateral-direita) e Ana Flávia Pissaia (Meia). A organização administrativa também atrai as jogadoras que acertam com a equipe. Todas recebem de acordo com a CLT há três anos. A estreia ocorre neste sábado, na Fonte Luminosa, onde o time mandará seus jogos, diante do Audax, às 17h (de Brasília).

 — Foto: infoesporte

— Foto: infoesporte

Campeão da Libertadores e do Paulista em 2019, o Corinthians entra na competição com a missão de assegurar o título que deixou escapar no ano passado – perdeu nos pênaltis para a Ferroviária. Um reforço em especial mostra que o clube está sempre em busca do nível mais alto. Mesmo com estrelas como Tamires, Erika e Gabi Zanotti, o time fez questão de contratar Andressinha, que estava no Portland Thorns. Outros reforços vieram: Pâmela, Poliana e Gabi Portilho. A única que deixou o elenco foi Millene. Aliás, todas atletas do grupo têm carteira assinada, algo que até pouco tempo era raro no futebol feminino do Brasil. Sob o comando do técnico Arthur Elias, a equipe estreia diante do Palmeiras, domingo, às 14h (de Brasília), em Vinhedo. Quando mandante, o Timão colocará seus jogos, em sua maioria, na Fazendinha.

 — Foto: infoesporte — Foto: infoesporte

— Foto: infoesporte

O Flamengo perdeu algumas atletas importantes no elenco, entre elas, Dany Helena, eleita melhor atacante do Brasileiro de 2018. No total, saíram outras oito jogadoras: Day, Fernanda Palermo, Bia Menezes, Gaby, Sâmia Pryscila, Raiza, Andressa e Larissa. Chegaram sete: Carlinha, Edna Baiana, Dantas, Michele Carioca, Jayanne, Kelly e Annaysa. O clube ainda pegou três atletas da base para o time principal: Mariana, Thalita e Tainá. O time busca ainda mais dois reforços para a temporada. Os destaques ficam por conta da goleira Kaká e da atacante Flavia. A estreia será diante do Santos, no Ulrico Mursa, sábado, 17h (de Brasília). Como mandante, o clube informa que, a princípio, colocará as partidas no Edson Passos, estádio do América.

 — Foto: info esporte — Foto: info esporte

Com a goleira da seleção brasileira Bárbara no gol, o Avaí/Kindermann almeja algo maior na temporada 2020. Comandada por Jorge Luiz Barcellos Martins, a tradicional equipe do futebol feminino contratou sete atletas – Karen, Bebel, Bruna Rechi, Sara, Bárbara Melo, Larissa e Karina – e teve a saída de quatro jogadoras. Atualmente, 11 têm carteira assinada e outras 15 contam com vínculo não profissional. A estreia será diante do Vitória, no sábado, às 15h (de Brasília), no estádio Carlos Alberto da Costa Neves, em Caçador. Algumas partidas também serão realizadas na Ressacada, me Florianópolis.

 — Foto: infoesporte — Foto: infoesporte

— Foto: infoesporte

A estrela da equipe em 2020 é Cristiane, que deixou o São Paulo. Apesar do grande reforço, as Sereias da Vila perderam 19 atletas que estavam na temporada 2019. Chegaram outras 15. Isso indica que o técnico Guilherme Giudice precisará novamente formatar um esquema de jogo com tantas trocas. Ainda subiram seis jogadoras da base, que completam um elenco de 28 nomes – todas com carteira assinada, 13º salário, férias e os direitos da CLT. Aliás, a regra vale desde o retorno da modalidade em abril de 2015. A prioridade do clube é levar os jogos para a Vila Belmiro, mas a estreia será no Ulrico Mursa, em Santos, sábado, às 17h, diante do Flamengo. Há a possibilidade de alguns confrontos também no Pacaembu.