Caracol terá três novos ônibus escolares

O governador André Puccinelli recebeu no último dia (22), na Governadoria, o prefeito de Caracol, Manoel dos Santos Viais. Durante a reunião, o governador reforçou apoio ao município para melhorias na área de educação, saneamento e infraestrutura.

O prefeito Manoel Viais destacou a parceria e o apoio do governo do Estado.

“Tivemos uma recepção muito boa. Mostrei ao governador André que temos cerca de 2 mil quilômetros de estradas rurais e a nossa frota de transporte escolar é terceirizada. Por meio técnico estava definido que seriamos contemplados por dois ônibus escolares. Após esta reunião, fomos atendidos com mais um ônibus, totalizando três. São dois micro-ônibus e um ônibus grande e serão muito importantes para o transporte dos alunos”, destacou o prefeito Manoel Viais.

“Também pedimos apoio para fazer gestão junto à Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) para aumentarmos a rede de esgoto sanitário de Caracol. Também está prevista a possibilidade de recapeamento das ruas do município”, afirmou Manoel Viais.

E concluiu que “O apoio do governo do Estado tem sido muito importante, independente do partido do prefeito”, finalizou Viais.Em janeiro, o governo do Estado anunciou a entrega de 170 ônibus de 26 lugares e de 130 ônibus de 42 lugares para o interior do Estado.

A aquisição da frota está inserida no programa federal “Caminho da Escola”, parceria do governo do Estado com o Ministério da Educação, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa destina-se fundamentalmente ao transporte de alunos da educação básica de áreas rurais para as escolas estaduais e municipais.

O transporte escolar é uma área em que o governo do Estado é parceiro dos municípios, por meio do repasse mensal dos valores por aluno às prefeituras, através de convênios.Esses valores são diferentes para as linhas mistas (que levam alunos das Redes Municipais e Estadual) e as linhas puras (quando são transportados apenas os de escolas do Estado).

Manoel Viais participa da entrega e recebe veículos para o IAGRO de Caracol

Na manhã do ultimo dia 23, com a entrega dos 40 veículos, na Governadoria, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) teve renovada mais de 55% da sua frota. Foram entregues 25 pickups e 15 carros de passeio, resultado do convênio entre o Estado e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na oportunidade o município de Caracol recebeu um Pick-Up, para realizar o trabalho no município.

 

Segundo o governador André Puccinelli, com os veículos entregues, o número de carros novos na Iagro, desde o convênio firmado em 2012, subiu para 160. “Graças à parceria e reconhecimento do Mapa, de que a Iagro é a guardiã das fronteiras, estamos melhorando o desempenho dos serviços de inspeção em nosso Estado e há anos sem aftosa”, disse.

Para a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, a revitalização da frota, além de proporcionar um melhor desempenho nos trabalhos da defesa sanitária, também significa maior segurança para os técnicos. “Esta é apenas uma etapa do convênio com o Ministério que irá reestruturar a defesa sanitária. A substituição da frota é a primeira, uma vez que alguns veículos já estavam muito ultrapassados”, expôs Maria Cristina.

Participaram da solenidade de entrega das chaves dos veículos a titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, do Comércio, da Produção, da Indústria e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa Dias; o secretário-adjunto da Seprotur, Paulo Engel; os deputados estaduais Márcio Fernandes, Mara Caseiro e Dione Hashioka; o presidente da Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Douglas Figueiredo e o prefeito de Caracol, Manoel Viais.