CAPS realiza manifestação Pública em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Dr. Roberval Borges através da Secretaria Municipal de Saúde de Bela Vista, realizou na última segunda-feira (20/05) uma manifestação pública ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial comemorado dia 18 de maio.

A manifestação teve início na sede do CAPS, onde os pacientes, familiares, sociedade civil, agentes municipais de saúde e funcionários do CAPS realizaram uma passeata até o Cine São José. Em seguida a coordenadora do CAPS e psicóloga Estela Barbosa Paulino Xavier explanou sobre a Luta Antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica: “Este movimento social luta há 26 anos pela extinção dos manicômios/hospícios, entendendo-os como toda forma de segregação. Busca a inclusão social e o protagonismo das pessoas com sofrimento mental, por uma sociedade igualitária, livre de preconceitos. A liberdade é o melhor cuidado, o tratamento inclui os familiares com seu afeto, compreensão e paciência; a comunidade com sua participação; os profissionais de saúde com seus saberes; o próprio usuário da saúde mental com sua voz”.

Em seguida, a secretária municipal de saúde, Patrícia Meireles Dagostin Zanette, enfatizou a importância deste movimento e do trabalho em rede com parceria dos agentes comunitários de saúde, através da identificação das pessoas que apresentam transtorno mental no município de Bela Vista e o encaminhamento para o tratamento no CAPS e na Atenção Básica. Posteriormente foi exibido o filme “Bicho de 7 cabeças”, o qual retratou a realidade dos manicômios e a forma desumana na qual eram tratados os pacientes.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Dr. Roberval Borges foi implantado no município em Bela Vista em janeiro de 2004, atende as pessoas em sofrimento, decorrentes de transtornos mentais e consumo de álcool, crack e outras drogas, oferecendo tratamento humanizado junto aos familiares e à sociedade através de uma equipe multiprofissional.

Com o lema: Louco? Sim! Por Amor, por atenção, por carinho, por amizade e pelo seu apoio.  

 

Realização: CAPS, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Bela Vista