Campanha municipal para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Bela Vista realizou no mês de maio a Campanha Municipal para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.  Funcionários do CREAS, Conselho Tutelar e funcionários da Secretaria de Assistência Social, foram as ruas adesivar e falar sobre a campanha municipal de enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

As ações realizadas foram palestras para as crianças, adolescentes e suas famílias, distribuição de panfletos e cartazes. E o tema também foi trabalhado dentro da sala de aula. 

 

O CREAS e o Conselho Tutelar, com suas atuações preventivas e de enfrentamento da violação de direitos dos cidadãos, evidencia a necessidade de mobilizar setores e comunidade com intuito de realizar o Projeto de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Devido à complexidade da problemática é necessária uma ação articulada em rede. Essa articulação permite que profissionais de diferentes setores troquem informação, debatam, reflitam conjuntamente um quadro que ainda é trabalhado de forma individualizada, mas que necessita de mais sensibilização e colaboração da sociedade que compõem esta rede para uma melhor apropriação teórica e prática no cotidiano de trabalho.


As ações do referido projeto – Mobilização da rede atendimento: Ministério Público, Fórum, Polícias Civil e Militar; Palestras nas escolas municipais e adesivagem – tiveram início dia 06 de maio e foi finalizado no dia (29) no Cine São Jose, com palestra, apresentação cultural, teatro, sorteio de prêmios e apresentação de relatórios dos trabalhos realizados durante a realização da Campanha Municipal do Combate ao Abuso e Exploração Sexual.

 

A intenção foi convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. É preciso formar uma consciência municipal para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes, destacou prefeito Jair Bispo.

 

Como denunciar – As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo ou para o Disque Denúncia Nacional – Disque 100 e pelo celular 9840-2082, um serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas.

 

Além de violência sexual, o Disque 100 recebe denúncias de maus-tratos, negligência, pornografia, entre outros crimes. A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. O Disque 100 funciona 24h.

 

Estiveram presentes na solenidade de encerramento o vereador; Izabelino Fleitas, Ramão Paredes, secretaria; Maria Madalena Barbosa Leite, Giselly Molina, CB PM Januario Fleitas, Elizete Flores Aristimunha e Delegada da Policia Civil Kellen Laura Balta.