Brasileiros lutam contra marca negativa na Libertadores

São Paulo, Grêmio e Fluminense têm uma missão na rodada derradeira da primeira fase da Copa Libertadores da América. Quando o trio entrar em campo para tentar a classificação para o mata-mata, nesta semana, também lutará para evitar uma marca negativa para o futebol brasileiro.

Desde 2000, quando o torneio sul-americano passou a ter mais de dois times por país, o Brasil nunca teve três times eliminados antes das oitavas de final. E esse é justamente o risco que o Brasil está correndo neste ano, já que São Paulo, Grêmio e Fluminense ainda não se garantiram nas oitavas de final. Até o momento, apenas Atlético-MG, Corinthians e Palmeiras estão entre os 16 melhores da América.

A tarefa mais difícil é a do São Paulo, que precisará ganhar do Atlético-MG nesta quarta-feira e torcer para o The Strongest não vencer o Arsenal na Argentina. Já Flu e Grêmio dependem de empate para avançar. O time carioca enfrenta o Caracas no Rio de Janeiro, enquanto o gaúcho joga contra o Huachipato no Chile.

Desde 2000, o Brasil teve 66 participações na Libertadores e só não teve sucesso na chegada às oitavas de final em nove delas. O ano de pior retrospecto foi em 2002, quando Flamengo e Atlético-PR ficaram na fase de grupos. O time carioca é o único que caiu duas vezes antes do mata-mata nesse período.