Bela Vista vai implantar câmeras de monitoramento na cidade

O prefeito, Jair Bispo participou de reunião que aconteceu na sede da OAB – Seccional de Bela Vista, dia (11), reunião para apresentação e definição dos locais onde serão instalados câmeras de monitoramento. O governo federal, por meio da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enafron) vai destinar mais de R$ 4 milhões ao Estado para a instalação de 90 câmeras de videomonitoramento que serão distribuídas em oito municípios de Mato Grosso do Sul.

Bela Vista recebeu nove câmeras que serão instaladas nos seguintes locais; GPM da Policia Militar Ambiental, Posto da Barão, Semáforo, em frente ao DETRAN na Duque de Caxias, Avenida Teodoro Sativa cruzamento com Duque de Caxias, Alfândega da Receita Federal, Avenida Teodoro Sativa, esquina com as ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro, Praça Rubens de Castro Pinto e na 2ª Companhia de Policia Militar – 11 BPM.    

O Superintendente da Sejusp – Coronel Orti, falou sobre os procedimentos para o recebimento dos equipamentos e instalações.

Os municípios beneficiados são Amambai, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Mundo Novo, Naviraí e Ponta Porã. As câmeras serão instaladas em vias públicas urbanas, principalmente naqueles pontos considerados mais sensíveis, indicados pela inteligência e pelo trabalho da Polícia Militar.

Em Bela Vista ira aumentar o efetivo e instalar a central de videomonitoramento dentro da unidade da Polícia Militar, considerando que esta é uma atividade tipicamente de polícia preventiva, disse Orti.

O projeto, segundo o documento, contemplara ações de infraestrutura do sistema de captação, infraestrutura de sistema de transmissão e recepção, central de videomonitoramento e treinamento de operadores.

Segundo Jacini, a central de monitoramento será uma importante ferramenta para a segurança pública utilizada na análise das ocorrências. “O novo equipamento vai permitir às polícias analisar o que está acontecendo em via pública e a partir daí,  adotar as providências imediatas,  de acordo com cada caso. Além de ser produzida uma inteligência policial,  que poderá gerar outras ações da polícia militar e também investigações por parte da polícia civil”, ressaltou o secretário. 

Questionado sobre a possibilidade de ampliação do número de câmeras a partir de parcerias com os municípios, principalmente em Bela Vista, Corumbá e Ponta Porã, Wantuir Jacini informou que acredita ser possível incorporar o que já existe ao novo sistema. “Serão necessários estudos para conciliar a tecnologia e a gestão para essas informações que vão advir das câmeras”, concluiu Jacini.