Bela Vista se mobilizou na Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe

FONTE: Ademir Mendonça

A Prefeitura Municipal de Bela Vista mobilizou toda sua estrutura para o Dia D de Vacinação contra a Gripe, que aconteceu sábado (20/4).

A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde, vai do dia 15 a 26 de abril. O público-alvo é de 39,2 milhões de pessoas e a meta é vacinar, pelo menos, 80% desse grupo. Serão enviadas aos estados e municípios cerca de 43 milhões de doses da vacina.

A secretaria de Saúde de Bela Vista informou que mobilizou sua equipe de profissionais para atender a comunidade.

Todos os Postos de Saúde da Família estão funcionando ate o dia 26 de abril.
Durante a campanha serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, profissionais de unidades de saúde que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, crianças entre seis meses e até menores de dois anos, gestantes, mães até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de outras condições clínicas especiais.

Portando, não fique de fora dessa e procure o posto de saúde mais próximo.
A influenza trata-se de uma doença respiratória infecciosa de origem viral, os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos resfriados, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave podendo levar a óbito. 

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.