Barça confirma amistosos com Santos

BAND 
foto

Logo após apresentar Neymar em cerimônia no Camp Nou, o Barcelona (ESP) divulgou os detalhes da negociação para contratar o ex-atacante do Santos. Em pronunciamento, feito antes de o craque conceder sua primeira entrevista coletiva como jogador do Barça, Josep María Bartomeu, vice-presidente do clube, anunciou que foram gastos 57 milhões de euros, cerca de R$ 160 milhões, na operação.

O valor foi gasto para embolsar todas as partes envolvidas no negócio, cujas porcentagens não foram divulgadas por questão de confidencialidade, informou Bartomeu. O Santos possuía 55% dos direitos econômicos do jogador, a DIS, 40%, e a Teisa, 5%. Neymar e seus representantes também receberam uma parte do montante.

O Barça também anunciou que a multa rescisória de Neymar a partir de agora é de 190 milhões de euros, cerca de R$ 530 milhões, praticamente o triplo do valor que era no Santos.

Em seu pronunciamento, Bartomeu também confirmou a realização de dois amistosos contra o Santos, como parte do negócio. Uma partida será no Camp Nou, provavelmente no dia 2 de agosto, data prevista para a estreia de Neymar, e o outro ainda sem data definida, no Brasil. O Santos ficará com a renda dos dois duelos e Neymar deve jogar pelo Barça.

O Santos ainda não falou a respeito dos números e diz que não o fará por conta de cláusulas de confidencialidade. O Alvinegro ainda precisa acertar o repasse do dinheiro que receberá e, como medida para dar um chapéu na DIS, empresa inimiga, acertou com o Barça uma manobra.

Na transação, parte do dinheiro será à parte, para a DIS não ter direito. O Santos concede ao Barça a preferência de compra por três atletas das categorias de base, que não tiveram seus nomes divulgados.