Bancários rejeitam oferta da Fenaban e greve continua

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta de reajuste salarial de 7,1% oferecida pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na tarde desta sexta-feira (04). A entidade afirma que a greve vai continuar.

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), avaliou que a proposta de reajuste de 7,1%, oferecida pela Fenaban, é muito baixa.

O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, afirmou:

— A proposta da Fenaban foi uma decepção. O lucro dos bancos está em torno de R$ 60 bilhões, de acordo com o relatório do Banco Central. E eles nos oferecem menos de 1% (de reajuste real). Rejeitamos e vamos orientar nossos sindicatos a fortalecer a greve para ver se a Fenaban melhora a proposta em mesa.

Pagamento de contas

Com a greve dos bancos em todo o País, os consumidores terão que procurar outras alternativas para fugir das multas e juros em caso de atraso no pagamento das contas.

Além dos caixas eletrônicos que continuam funcionando, os clientes poderão usar o internet banking e o aplicativo do banco no celular (mobile banking) ou, ainda, o teleatendimento das instituições.

Os correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados, também estarão abertos para as transações financeiras.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), existem 162 mil caixas eletrônicos no Brasil, dos quais 61% deles são terminais multifuncionais que realizam operações de saque, de pagamento, de transferência, de depósito, de retirada de folha de cheque, entre outros serviços.