Baixa umidade do ar deixa Estado em estado de alerta

Na Capital sul-mato-grossense, o sol predominará na maior parte do período nesta terça-feira (9). Sem previsão de chuva. Devido ao ar muito seco, os níveis de umidade do ar tendem a baixar no Estado. No período da tarde, a umidade relativa ficará em torno de 15%, o que caracteriza situação de “alerta”, pelos padrões da Organização Mundial da Saúde.

Em pleno inverno, as temperaturas continuam subindo em diversas regiões do Estado. Em Campo Grande, a mínima é de 21ºC e máxima atingirá os 30°C hoje.

De acordo com o boletim meteorológico do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), o sol aparece durante todo o dia em Mato Grosso do Sul.

Segundo a meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga, a massa de ar seco predominará deixando a umidade baixa no Estado. A temperatura mínima prevista é de 18°C em Corumbá, Sonora 16°C, Rio Brilhante 17°C e municípios próximos. No período da tarde as temperaturas tendem a subir e registrarão 31°C na região leste entre 30°C e 33°C, região sul não chegará 30°C.

Estado de alerta
De acordo com o aviso da meteorologista do Cemtec/MS, na região central a umidade relativa do ar ficará com índice de 15%, caracterizando o estado de alerta, região sul 50%, leste 40% e região norte 30%.

Umidade Relativa do Ar Mínima
Entre 20 e 30% é considerado estado de Atenção
Entre 12 e 20% – estado de Alerta
Abaixo de 12% – estado de Emergência