Avança a colheita da soja e o plantio do milho safrinha no Estado

 
 

 
 
Em Mato Grosso do Sul plantou na safra 2012/2013, 2,017 milhões de hectares com soja, segundo levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
 
Até sexta-feira passada (22), a colheita do grão já havia sido feita em 62% dessa área, conforme circular técnica do Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio).

De acordo com a circular, a produtividade média na área colhida está em torno de 45 sacas por hectare, o que leva os técnicos do sistema a projetarem uma produção em torno dos 5,7 milhões de toneladas do grão no estado, abaixo dos 6 milhões de toneladas que haviam sido estimados pela Conab, no início de fevereiro.

A nota técnica aponta ainda que as chuvas registradas em várias regiões do estado nesta semana  e que tiveram média de 25,9 milímetros, não interferiram na colheita, mas que a meteorologia não descarta a possibilidade de grandes precipitações pluviométricas até o fim da colheita, prevista para meados de março, o que pode trazer prejuízos para os produtores, em especial na região norte.

Os técnicos do Siga-MS ainda indicam na circular que a colheita está mais adiantada na região sul do estado, onde os produtores de Vicentina já encerraram os trabalhos e agricultores dos municípios de Laguna Carapã e Fátima do Sul colheram aproximadamente 90% da área cultivada. No centro-norte, entretanto, o ritmo é mais lento, com 51,1% de áreas colhidas.

Em contrapartida, a medida que avança a colheita da soja e as áreas são liberadas, cresce também o plantio da segunda safra de milho (safrinha). Cerca de 38,5% da área que será cultivada, que deve chegar a 1,5 milhão de hectares, já foram semeados.

Com Globo Rural