Aumento dos casos de covid afeta Forças de Segurança e mais de 200 agentes são afastados

Relatos são de casos com sintomas leves

O aumento de casos covid em Mato Grosso do Sul, além de todo o país, também chegou às Forças de Segurança, considerados serviços essenciais e que não pararam durante a pandemia. Atualmente, vários policiais militares e civis, além de bombeiros, estão afastados em isolamento por conta de infecção do vírus.

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), são 263 casos confirmados nas Forças de Segurança em 2022. O Midiamax apurou que bombeiros que atuam nas buscas por uma trilheira, desaparecida desde o dia 9 de janeiro em São Gabriel do Oeste, também estão tendo que voltar para Campo Grande por contaminação. Assim, são substituídos por outros colegas.

Na Polícia Militar, foram confirmados registros de novos casos de coronavírus entre os policiais, que são afastados das atividades e recebem acompanhamento por parte da Policlínica da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). Conforme a assessoria, a PM já adotou ações para evitar surgimento de novos casos.

Além disso, a corporação ressalta a importância do uso de máscaras, além das outras formas de prevenção à propagação do vírus. A princípio, os casos relatados entre os militares, que foram imunizados no começo da campanha de vacinação, são de sintomas leves.

Nesta quarta-feira (19), o Midiamax noticiou que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul descarta, pelo menos por enquanto, retomar medidas restritivaspara circulação de pessoas, na tentativa de ‘frear’ novos casos de covid.

Confira os dados

Conforme a Sejusp, na SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa) são 12 casos confirmados até o momento, 6 suspeitos, 7 curados e 18 foram afastados no total. No Corpo de Bombeiros são 72 confirmados, sendo 53 com covid, 13 com sintomas gripais e 3 suspeitos. Foram 27 curados até o momento, com 45 afastados.

Na Polícia Militar, 53 agentes tiveram testes positivos para covid, além de 16 casos suspeitos. Ainda não há relato de curados e 69 militares estão afastados. Servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) confirmados são 64, além de 57 suspeitos. Foram 64 curados e 57 estão afastados.

A Coordenadoria Geral de Perícias teve 26 casos confirmados, 5 suspeitos, 21 curados e está com 5 afastados. Na Polícia Civil, foram 36 confirmados, nenhum suspeito, 21 curados e 15 estão afastados. Ao todo, são 263 casos confirmados de covid em 21 dias, 87 suspeitos, 140 já estão curados e 209 seguem afastados.

Fonte:midiamax