Aprenda a fazer Peixe na Palha para o feriadão

Receita do livro ‘Cheiros e Sabores do Mato Grosso do Sul’ ensina essa tradicional receita 

Essa semana tem feriado e uma boa pedida para quem vai receber a família e os amigos é o “Peixe na Palha”. A receita é típica do Estado e o livro “Cheiro e Sabores de Mato Grosso do Sul”, de Iracema Sampaio e publicado pela Editora Alvorada, ensina de maneira fácil como fazer a receita.

“Começo com o peixe assado na palha, porque, dos costumes culinários de origem indígena, este é um dos mais apreciados”, comenta Iracema em seu livro. Dividido em 10 categorias, o livro apresenta ainda o modo de preparo de sobremesas, carnes, peixes, frangos, bebidas, lanches, caldos, entradas, acompanhamentos e os tão populares sobá e espetinho.

Iracema Sampaio foi jornalista e pesquisadora da culinária regional do MS, faleceu em 2011 e deixou para o Estado o legado “Cheiros e Sabores”, que está em sua oitava edição pela Editora Alvorada. Na introdução de sua publicação, Iracema relata que decidiu que este seria “um livro prático para consulta e que por isso o livro traz, além dos ingredientes e modo de preparo, um pequeno comentário que orientasse o leitor quanto às origens da receita”.

Peixe na Palha
Ingredientes:
2Kg de peixe de sua preferência
Suco de limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas de bananeira para envolver o peixe

Modo de preparo:
Tempere o peixe com o sal, pimenta-do-reino e o limão. Se o peixe for grande, corte em pedaços grandes; se for pequeno, deixe-o inteiro. Envolva o peixe na palha de bananeira e asse em forno quente. Se o fogão for à lenha, asse no borralho (sob cinza quente com brasas por cima). O tempo varia de acordo com a intensidade do borralho.

Dicas:
O tempero deste prato pode ser acrescido de rodelas de tomates e ervas de sua preferência, e o peixe pode ser assado envolto em papel alumínio.
As rodelas de tomates são ligeiramente passadas no azeite ou na manteiga e arrumadas no papel alumínio.

Para saber mais receitas e sobre o Livro acesse: www.alvoradadireto.com.br