Após reunião no Rio, Grêmio anuncia retorno do técnico Renato Gaúcho

O Grêmio anunciou na tarde desta segunda-feira, pelo twitter oficial, a contratação do técnico Renato Portaluppi. O ex-jogador, ídolo da torcida, substitui Vanderlei Luxemburgo, demitido no sábado. Chega na terça a Porto Alegre para firmar vínculo até 31 de dezembro de 2013 e já estreia no sábado, contra o Atlético-PR, pela sexta rodada do Brasileirão.

Será a sua segunda passagem como treinador no clube que o revelou para o futebol. Trabalhou por 11 meses, entre 2010 e 2011, mesmo ano em que treinou o seu último clube, curiosamente o Furacão, rival do próximo fim de semana. Renato volta com a companhia do auxiliar Victor Hugo Signorelli e do preparador físico Alexandre Mendes. Deve ser apresentado no início e comandará o treino das 15h30m.

O acordo foi todo costurado em uma churrascaria do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, num encontro com seu empresário Gelson Oldenburg, o diretor executivo de futebol Rui Costa e o assessor de futebol Marcos Chitolina. Jogadores da seleção brasileira, campeã da Copa das Confederações, almoçavam no local naquele momento, entre eles, Fred e Thiago Silva.

Ídolo da torcida, Renato tem boa relação com Fábio Koff. Foi jogador e campeão do mundo no primeiro mandato do presidente, em 1983. No ano passado, apoiou abertamente a campanha para Koff voltar ao comando do clube, o que acabou ocorrendo ao derrotar Paulo Odone, dirigente que demitira Renato em 30 de junho de 2011. Além de todas essas coincidências, Renato se encaixa no perfil esboçado pela direção para o novo treinador. Rui Costa disse, no fim de semana, que pretendia contratar um profissional alinhado com os valores do clube e com a “cara” do Grêmio.

Em recente entrevista à RBS TV, Renato reafirmou seu sonho de voltar a treinar o Grêmio, clube que treinou por cerca de um ano, entre 2010 e 2011, com início avassalador, tirando o time da zona de rebaixamento e o levando à Libertadores. Mas a má campanha no torneio continental e a perda em casa do Gauchão para o maior rival minaram suas chances, que parecem, agora, terem retornado com toda a força.

No sábado, logo após a queda de Luxa, em contato com o GLOBOESPORTE.COM, o empresário Gerson Oldenburg havia revelado um “gosto de quero mais” do treinador em comandar novamente o clube do coração.

*Com informações de Hector Werlang e Janir Júnior