Alunos de escola municipal de Jardim arrecadam alimentos para desabrigados pela cheia em Murtinho

Um gesto de solidariedade e carinho pelas vítimas da enchente em Porto Murtinho, causada pelas chuvas que caíram sobre o estado a menos de um mês, comoveram também os alunos do 5º Ano da Escola Municipal Beraci Brunet Barbosa, localizada na Cohab Aeroporto, em Jardim. 

Durante a concretização de um projeto em sala de aula, cujo tema era “Reportagem”, ministrado pela professora Kátia Regina Farias de Souza, os alunos tiveram acessos à vários jornais impressos e sites, conhecendo textos dessa área que apresenta informações baseadas em investigações, com apoio em pesquisa de dados e depoimentos de um fato. “Levamos para sala de aula inúmeras revistas, jornais e cópias de reportagens em sites, a fim de estimular os nossos alunos a refletir sobre as formas pelas quais se tem acesso à informação. E foi justamente no jornal Estado do Pantanal que descobrimos sobre a situação de Porto Murtinho com as cheias do Rio Paraguai e resolvemos fazer uma mobilização para prestar nossa ajuda”, contou a educadora Kátia Farias.

Ela contou também que a matéria jornalística destacava o empenho da OAB/MS – Subseção de Jardim, em arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e calçados para serem entregues àquela comunidade. “Lemos a reportagem em sala de aula, explicando a importância da informação em nossos dias, a necessidade das pessoas terem livre acesso às noticias e o beneficio disso tudo em nossas vidas, como é o caso de Porto Murtinho, que precisa da nossa solidariedade neste momento. Prontamente os alunos se mobilizaram e com apoio dos pais, amigos e vizinhos, conseguimos arrecadar uma grande quantidade de alimentos e roupas e que serão entregues na sede da OAB em Jardim”, relatou a professora de Língua Portuguesa.

Após três dias de movimentação, arrecadando todos os itens de alimentos não-perecíveis, calçados, materiais de limpezas e higiene pessoal, os alunos estiveram no escritório da presidente da OAB de Jardim, advogada Daniela Peixoto Coinete, acompanhados da professora Katia Farias, e foram recebidos também por outros integrantes da diretoria da instituição como, Ainda Escudero Leite (Delegada da ESA – Escola Superior de Advocacia); Fabio Cafure Bezerra (Delegado da Caixa de Assistência dos Advogados) e Araci Mendes (Secretária Geral Adjunta OAB de Jardim). Na oportunidade eles entregaram o montante arrecadado e ainda participaram de um coquetel oferecido como forma de agradecimento pela presidente da entidade.

Na ocasião, todos elogiaram e agradeceram o empenho dos alunos da Escola Beraci Brunet Barbosa, afirmando que ali estavam pequenos cidadãos, mas com um gesto gigante que ajudará muitas famílias em Porto Murtinho. “O gesto de vocês demonstra o quanto isso será de grande valia para os nossos amigos murtinhenses. Parabéns por esse carinho e essa solidariedade”, disseram os advogados.

Visivelmente emocionada, a advogada Daniela Peixoto falou sobre as virtudes que fazem parte da vida do ser humano, e uma delas a compaixão. “Esta virtude toma posição com o outro em hora de infortúnio. Uma disposição ativa para a amizade e a participação, é a vontade de estar ao lado do outro, trazendo consolo e apoio na tristeza e na aflição. E é justamente isso que vocês estão fazendo com este gesto – dispondo o tempo de criança de vocês para ajudar quem realmente necessita desse carinho”, ressaltou a presidente da OAB de Jardim.

Finalizando ela agradeceu a disponibilidade da educadora Kátia Farias, afirmando que o professor além de ensinar é também uma pessoa que auxilia na formação moral das crianças e adolescentes. “Esse gesto da professora Kátia foi de extrema grandeza porque incentivou os seus alunos a praticarem as virtudes, neste caso, da compaixão. Estamos felizes com esta atitude e tenham certeza de que muitas famílias murtinhenses serão beneficiadas”, encerrou.

Todos os itens arrecadados foram embalados no escritório da OAB de Jardim e entregues na garagem da Cruzeiro do Sul, que disponibilizou o transporte gratuitamente para Porto Murtinho, onde foi recebido pela secretária da OAB daquele município, Janaína da Silva e em seguida distribuído ás famílias necessitadas.

 
 
 
Fonte: Paulo Abílio