Aldo dá nota 9 a preparação do Brasil para Copa das Confederações

Apesar da conclusão de apenas dois estádios dentro do prazo estabelecido pela Fifa e de algumas arenas não terem passado pelos eventos-teste previstos, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse nesta segunda-feira que o Brasil merece nota 9 pela preparação para a Copa das Confederações.

 

O torneio, o principal teste para a Copa do Mundo de 2014, será disputado a partir de sábado em seis cidades-sede, mas apenas Fortaleza e Belo Horizonte cumpriram o prazo de conclusão dos estádios, até dezembro de 2012.

 

As outras arenas –Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Salvador– sofreram atrasos e algumas só foram testadas de forma oficial a menos de um mês do início da competição.

 

Palco da final da Copa das Confederações e da decisão do Mundial, o Maracanã teve apenas um jogo realizado após a reforma completa ao custo de cerca de 1,2 bilhão de reais, e ainda com obras pendentes tanto dentro como do lado de fora.

 

Mesmo estádios com mais eventos-teste realizados tiveram problemas, como a Arena Fonte Nova, em Salvador. Parte da cobertura do estádio se rompeu por causa da chuva no mês passado e os responsáveis pela obra tiveram que correr contra o tempo para corrigir o problema antes do início do torneio.

 

Em vários estádios novos, torcedores enfrentaram dificuldades nos banheiros, na compra de alimentos e de acesso.

 

Problemas a parte, o ministro do Esporte disse durante teleconferência com a imprensa internacional que o Brasil merece nota 9 pela preparação para o torneio, que será “um evento com o êxito esperado pelo país e pelo mundo”, segundo Aldo.

 

“Nós conseguimos entregar todos os estádios, mas poderíamos ter entregue com antecedência maior para realização dos eventos-teste, e anteciparia também a correção de alguns problemas que apareceram na realização de alguns jogos”, reconheceu o ministro.

 

“Além disso, eu creio que todos os demais quesitos foram executados de acordo com as nossas expectativas. Nós teremos uma Copa das Confederações realizada corretamente como principal evento que antecede a Copa do Mundo de 2014.”

 

Segundo o ministro, os atrasos nas obras dos estádios não vão se repetir nas seis arenas restantes para a Copa do Mundo, que devem ficar prontos até dezembro deste ano. São eles: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

 

A Fifa, que diversas vezes criticou o ritmo da preparação do Brasil para a Copa das Confederações, disse que não vai abrir exceções para a entrega dos estádios da Copa do Mundo, e até ameaçou reduzir o número de sedes se alguma arena não ficar pronta a tempo.

 

“Os estádios começaram a ser construídos quase todos simultaneamente. Dos 12, seis já foram entregues. Esse era o prazo mais difícil de ser cumprido”, disse Aldo.

 

“Os demais estádios recebem um acompanhamento dia a dia do governo, nós sabemos a evolução mensal da construção desses estádios… A evolução das obras desde seu início nos indicam que elas podem ser cumpridas em dezembro e nós temos cobrado esse compromisso dos responsáveis pelas obras.”

 

A maior preocupação nesse sentido diz respeito ao estádio de São Paulo, que chegou a ser alvo de ameaça do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se não fosse concluído em dezembro. De acordo com o ministro, o estádio terminou o mês de maio com 76 por cento das obras concluídas e ficará pronto a tempo.