Administração de Jardim investe em capacitação aos profissionais de saúde

Dando continuidade ao processo de melhorias na saúde pública municipal, a administração de Ação e Compromisso tem investido em capacitação dos técnicos e gestores da área buscando potencializar os processos de atendimento, qualificação e atualização profissional.

“Sabemos que um dos primeiros passos para melhorar os serviços de saúde pública é preparar a equipe de profissionais que nos acompanham na jornada de trabalho, pois a saúde demanda atualização constante e temos que estar preparados. Além disso, a Prefeita Claudia Barbosa sabe que a valorização profissional é a base para a boa execução do trabalho”, disse o Secretário de Saúde, Jorge Cafure Junior.

Desenvolvimento Infantil

Além da participação ativa de representantes jardinenses nos principais simpósios, oficinas e conferências de saúde em Brasília e São Paulo, duas profissionais participaram da “Oficina de Crescimento e Desenvolvimento Infantil 2013”, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, em Campo Grande, nos dias 25, 26 e 27 de junho. 

A Nutricionista da Secretaria de Saúde, Lívia Maria T. dos S. Silva e a Enfermeira da UBS Nestor Pereira, Joelma Pache de Almeida receberam capacitação sobre o acompanhamento da caderneta de poupança; o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; a nutrição e obesidade infantil; pesagem e acompanhamento da criança de seis meses a dois anos com suplemento férreo.

Elas participaram das atividades ao lado de representantes de diversos municípios que também priorizam a valorização profissional como estratégia de melhoria nos atendimentos e prestação dos serviços. Dentre o conteúdo programático, segundo as técnicas jardinenses, as técnicas abordadas sobre o crescimento e desenvolvimento infantil fizeram a diferença para melhorar o serviço que já é realizado em Jardim. Elas agora se preparam para capacitar a equipe dos ESFs e da Unidade Básica Nestor Pereira, multiplicando os conhecimentos recebidos. 

Atenção Básica

Outra equipe da Secretaria Municipal de Saúde participaram ainda em Campo Grande da Oficina de Coordenação Municipal de Atenção Básica e Saúde Bucal, promovida pela Coordenação Estadual de Atenção Básica. O Objetivo da oficina foi de propiciar a discussão a respeito da Política de Atenção Básica e das ações pertinentes a esta, em âmbito Municipal. 

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e nos determinantes de saúde das coletividades.

As Coordenadoras da Atenção Básica Enfermeira Maria Paschoalina e da Saúde Bucal Dra Sandra Berbert trouxeram desta Oficina informações para implementação do serviço conforme normas do Ministério da Saúde que serão repassadas ao restante da equipe.

I Seminário Macrorregional do HUMANIZASUS do Centro Oeste

Entre os dias 20 e 21 de junho, ocorreu em Brasília o I Seminário Macrorregional do HUMANIZASUS do Centro Oeste. Para o encontro a Secretaria de Saúde de Jardim enviou a técnica em gestão e coordenadora de planejamento da Secretaria de Saúde, Keyzer de Albuquerque, para troca de experiências exitosas entre municípios dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Dentre as propostas daquela ação, eles buscaram estratégias para aumentar o diálogo entre os servidores e técnicos, divulgando a cartilha de direitos e deveres dos usuários, que será reproduzida pela Prefeitura de Jardim e entregue nos postos de saúde.

O Seminário contou com diversas apresentações e debates, cujos destaques foram: PNH 10 anos: realizações e desafios, apresentada por Gustavo Nunes – Coordenador Nacional da PNH; A Cogestão no Hospital Sofia Feldman: abrindo as portas para a comunidade, apresentada pelo diretor Ivo Lopes; Relato de experiências do movimento de população em situação de rua, apresentada por Samuel Rodrigues, ex-morador de rua; e A construção e efetivação de Políticas Públicas com a Participação dos movimentos sociais, por Wagner Caetano.

“A participação neste Seminário foi muito edificante, pois nos possibilitou conhecer as práticas em saúde que deram certo em outros estados, como a “amiga da família” do Hospital Sofia Feldman, que conta com um representando voluntário da comunidade dentro do hospital que faz um elo entre o paciente internado e seus familiares, por meio de repasse de informações nos momentos em que a visita não estiver liberada e auxilio com cuidados básicos ao internado. Para tanto, o hospital criou um regimento que regulamento e cria parâmetros para a atuação da amiga da família,” disse Keyzer. 

Segundo ela, o destaque das informações trazidas pelo médico Gustavo Nunes, ficou por conta da reflexão sobre a Política Nacional de Humanização do SUS como a única política que dá voz ao trabalhador em saúde, possibilitando expressar suas satisfações, insatisfações e opiniões sobre o processo de trabalho com um todo. A HumanizaSUS atravessa todas as Redes de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Urgência e Emergência, dentre outros) e melhora a relação entre gestores,trabalhadores e usuários, produzindo mudanças nos modos de cuidar e gerir, considerando o usuários como um dos grandes pilares do SUS, que deve ser valorizado e ouvido.

Keyzer informou ainda que o grande desafio posto no encontro foi de incluir cada vez mais os usuários nos processos de trabalho das equipes, acolher os saberes populares e necessidades apresentadas no momento do encontro entre trabalhador e usuários.

 
 
 
Fonte: Hudson Lauro