Acodecol compartilha sua história de sucesso em Caracol

A equipe da Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Caracol – Acodecol, abriu as suas portas para associações ligadas à agricultura familiar e ao ramo de laticínio. O dia 03 de abril foi agenda de uma grande oficina que contou com representantes de entidades dos municípios de Sonora e Chapadão do Sul, que tiveram a chance de conhecer mais sobre os projetos de sucesso da Acodecol que é referência em associativismo no país. 

A oficina aconteceu através de uma parceria firmada com o SEBRAE-MS que viu na Acodecol um exemplo a ser seguido para quem encontra dificuldades em crescer institucionalmente, ou que desejam ampliar seus conhecimentos no setor através do depoimento das experiências bem sucedidas em Caracol.

O dia começou com uma série de palestras realizadas pela equipe anfitriã. Foi apresentada a história dos 15 anos de atuação da Acodecol no município, seus desafios e conquistas. O curioso em toda a história da entidade advém da visão de seus diretores que não hesitaram em aceitar o desafio de criar um laticínio sem nenhuma experiência na área, desafio este vencido com propriedade, porque sair um pouquinho do foco cultural e artístico da Acodecol foi um preço pequeno a pagar por quem via com preocupação o risco de seu município perder equipamentos de pasteurização do leite, que seriam confiscados pela União por falta de uso. No final das contas, aceitar o desafio foi fator decisivo para o sucesso do grupo, nascendo assim o Laticínio Caracolac, um dos carros chefes da Acodecol nos dias de hoje.

O ex-presidente da Acodecol, Bento Afonso de Oliveira, esteve presente e palestrou sobre as principais metas da entidade no tocante à Agricultura Familiar, lembrando que o trabalho é focado na conscientização da classe trabalhadora sobre seus direitos e deveres e capacitação profissional, mas que ganhou vulto com o incentivo a produção do leite pasteurizado, criando uma campanha que enfrentava na época a “febre da mamona” e a cultura da comercialização do leite cru em garradas pet, dois novos desafios.

Focados no exemplo de sucesso da Acodecol, que agora ganha seu espaço no cenário nacional como a única entidade que representará o Estado de Mato Grosso do Sul na Copa do Mundo, os mais de 40 participantes não hesitaram em realizar diversas perguntas para Bento, na sua maioria referente a sustentabilidade e garantia de escoamento da produção.

Bento falou que a vontade política é fundamental. Ele lembrou que existe o Fundo da Agricultura Familiar que deve ser aplicado através de associações, reforçando que a persistência e a dedicação na luta pelo bom uso destes recursos, são peças fundamentais para o desenvolvimento da classe trabalhadora e das associações.

“O recurso não chega ao agricultor quando não há ninguém lutando pelos seus direitos”, disse Bento usando a fomentação da bacia leiteira de Caracol como exemplo de ação conjunta entre a Acodecol, a Agraer e a prefeitura. Ele explicou que a associação cresceu por toda a região com a diversificação dos produtos comercializados oportunizada através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA que inseriu a Acodecol nos projetos do Governo Federal de combate a fome.

O PAA garantia, a partir de então, a compra da produção dos agricultores familiares associados ampliando o número de inscritos que hoje chegam a 1.500 produtores. Esta conquista possibilitou o translado do excesso de leite para outros municípios e oportunizou a doação de derivados lácteos para entidades sem fins lucrativos e para projetos de Assistência Social. Com a inserção de horti fruti no PAA, a agricultura familiar foi consolidada em Caracol através da associação e seus colaboradores.

Em seguida, a médica veterinária e inspetora sanitária da Acodecol, Cristina Pezini, explanou passo a passo todos os processos de produção dos derivados lácteos oferecidos na Caracolac enfatizando a importância da limpeza nos utensílios, alertando sobre a responsabilidade que é trabalhar com um produto tão perecível como o leite. Foram dadas dicas de produção, alertas sobre vigilância sanitária, técnicas de higienização, a importância do tratamento da água e os critérios de padrão de qualidade.

Os participantes realizaram visitas técnicas na Usina de Beneficiamento de Mandioca “Senador Ramez Tebet” e no Laticínio Caracolac, conhecendo toda a logística de produção dos derivados da mandioca e a produção dos lácteos.

Agora o desafio que a Acodecol não hesitou em aceitar fica por conta do trabalho que será desenvolvido na Copa do Mundo. Ela é a única fornecedora de derivados lácteos e de mandioca congelada para a rede hoteleira e demais estabelecimentos que atenderão nos jogos. Esta conquista foi resultado da vitória de Acodecol na chamada pública federal no ano passado, estando agora licitada para atender a organização do evento. 

Para isso, Bento anunciou durante as palestras a construção de um novo laticínio em Caracol já a partir de julho deste ano com perspectiva de inauguração em dezembro. A obra terá investimentos iniciais de R$ 1.800.000,00 e cogita-se a possibilidade de ser inaugurada com a presença da presidenta Dilma Rousseff.