Manchester City x Liverpool: a evolução de uma briga que entrará para a história inglesa

Não é exagero dizer que Manchester City e Liverpool chegam à última rodada do Campeonato Inglês como dois campeões. Afinal, com a pontuação que têm, ganhariam 23 das últimas 25 edições do Campeonato Inglês. Tem ideia do que é isso? Tem ideia da história disputa que as equipes de Pep Guardiola e Jürgen Klopp construíram na atual temporada? Antes de sofrer com os últimos jogos e a decisão do título, confira um resumo de como foi a briga até aqui.

O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real as partidas Brighton x Manchester City e Liverpool x Wolverhampton, às 11h (de Brasília) deste domingo
View image on Twitter
View image on Twitter

B/R Football

@brfootball
This epic journey to the Premier League summit 🏆

6,583
5:51 PM – May 6, 2019
1,203 people are talking about this
Twitter Ads info and privacy
Essa jornada épica até o topo da Premier League

Em 2004/05, o Chelsea foi campeão com 95 pontos (no caso, o atual City levaria aquele título por ter maior saldo). Na temporada passada, o time de Guardiola fez 100 pontos, recorde até o momento. Desde a era Premier League, na temporada 1992/93, esses são os dois únicos campeões que pontuaram mais que os atuais Manchester City e Liverpool.

Se ainda restam dúvidas sobre quais os cenários para a última rodada, veja a tabela abaixo. Para o Manchester City, basta uma vitória. O Liverpool é campeão depois de 29 anos se vencer o Wolverhampton, e os Citizens tropeçarem diante do Brighton.

— Foto: Reprodução/GloboEsporte.com — Foto: Reprodução/GloboEsporte.com
— Foto: Reprodução/GloboEsporte.com

Há ainda a improvável possibilidade de ambos empatarem em pontos e em todos os critérios de desempate. Isso obrigaria a realização de um inédito jogo para decidir o título, em campo neutro, e partida única. A decisão seria necessária, por exemplo, se os Reds empatassem seu jogo por 4 a 4, e o City fosse goleado por 4 a 0. Com isso, ambos ficam com 95 pontos, 91 gols pró e 65 gols de saldo. Clique aqui e simule todos cenários possíveis!

A disputa entre Manchester City e Liverpool foi rodada a rodada. A maior distância entre ambos foi no final do primeiro turno, na 19ª rodada, quando os Reds alcançaram sete pontos de vantagem. Depois, só diminuiu e, desde que os Citizens assumiram a ponta, nunca superou mais que um ponto de distância.

Confira como as duas equipes evoluíram, rodada a rodada:

A evolução de pontos rodada a rodada*
Confira como ficou a corrida pela liderança do Campeonato Inglês ao longo da temporada
Pontuação

Agora veja a comparação com os demais rivais na disputa. Confira como Liverpool e Manchester City se distanciaram dos demais adversários e construíram sua enorme vantagem.

Embedded video

BMFC
@brasilmundialfc
Quem aí está ansioso para a última rodada do Inglês?! Pra aquecer, veja como Manchester City e Liverpool dominaram… dá uma olhada na evolução da pontuação jogo a jogo dos atuais seis primeiros colocados!

*O levantamento foi feito com base rodada a rodada – e não por data. A vitória recente sobre o United que deu a primeira colocação de vez ao City na tabela foi um jogo adiado da 31ª rodada realizado no último dia 24 de abril. A liderança, de fato, foi conquistada na 29ª rodada após o empate do Liverpool com o Everton.

O jogo-chave
Um 0 a 0 com o Everton, dia 3 de março, pela 29ª rodada, foi o fiel da balança para que o Manchester City chegasse à decisão dependendo apenas de si. Aquele foi o último tropeço de um dos dois líderes. O time de Guardiola (que não perde pontos no Inglês desde a derrota para o Newcastle em janeiro) soma 13 vitórias seguidas. O de Klopp, oito.

Na única derrota do Liverpool em suas 37 partidas, ainda houve espaço para a sorte. Ou melhor, para o azar. Por 1,12 centímetro, a equipe de Jürgen Klopp não abriu o placar contra o City de Guardiola, que venceu aquela partida por 2 a 1.

globoesporte