8 alimentos para manter a forma no inverno

PAULA FACIROLI

O frio chegou e com ele as refeições começam a ficar mais calóricas. E a prática de atividade física, então, que acaba sendo deixada de lado por conta da preguiça? Nessa época, para manter a temperatura ideal, o corpo gasta mais calorias e por isso a fome é maior para poder compensar toda essa perda. O que fazer?

Para manter a forma no inverno é preciso seguir uma alimentação saudável e sem exageros. É preciso incluir alimentos termogênicos que ajudam a aumentar a temperatura corporal e o gasto de calorias para suprir a demanda de energia. Gengibre, chá verde, óleo de coco, pimenta  e as sementes de chia e linhaça são alimentos que auxiliam no controle da massa corporal por promoverem maior saciedade e aumento do efeito termogênico durante a digestão. “Esses alimentos promovem saciedade, complementam a alimentação, sendo coadjuvantes para o emagrecimento”, disse a nutricionista Tatiana Camacho Barão, da Naturalis.

Porém, para redução de massa corporal, vale a velha fórmula: alimentação equilibrada e atividade física. “A dieta deve ser variada, equilibrada e nunca restrita a apenas determinados grupos alimentares”, explica a nutricionista.

Confira a seguir sugestões de termogênicos e alimentos com alto poder de saciedade para incrementar o cardápio